Lançamento do site Lavedonio

Um projeto pessoal de 8 meses e meio que hoje vê a luz do dia.

Foto de Daniel
Tags:
Blog
Projeto


Finalmente chegou o grande momento de abrir o site para o mundo. No dia 11 de Agosto de 2019, há exatamente 8 meses e meio, eu tomei a decisão de colocar em prática um sonho antigo: ter um espaço na internet legitimamente meu, onde eu poderia mostrar meus projetos e pensamentos sem a limitação de outras redes sociais.

Um projeto que começou tímido aos finais de semana tomou grandes proporções. A imagem abaixo conta uma história:

Histórico de commits no repositório do projeto

Histórico de commits no repositório do projeto

Começando em Agosto, comecei firme o projeto e fui adicionando funcionalidades. Já tenho alguns anos de experiência em fazer aplicações em Django, então a ideia era colocar apenas o necessário e lançar o site.

Chegou Setembro e o projeto mostrou-se mais difícil do que o imaginado. Fazer um site meia-boca realmente não é difícil; usar um template pronto ou outro projeto como base também já facilitaria bastante o processo; mas fazer tudo do zero, com o intuito de tirar o máximo de aprendizado com esse projeto, se mostrou um verdadeiro desafio, muito maior do que eu tinha imaginado.

Passando as provas da faculdade e determinado a terminar o site ainda no mês de Outubro, passei a me dedicar também durante os dias da semana para adicionar tudo que julgava necessário. Havia um problema: a parte do backend, apesar de incompleta, já possuía o necessário, mas o frontend estava simplesmente horroroso. Simplesmente não tinha como lançar o site desta forma e, dado o momento de tarefas acumulando no final de semestre e a troca do estágio, tive que dar uma pausa no projeto. Vendo as imagens abaixo de como estava o design na época e como ficou atualmente, acredito que vocês entenderão o porquê da minha frustração com o design.

Homepage do site Antiga

Homepage do site Antiga

Homepage do site Atual

Homepage do site Atual

Página de Contato do Site Antiga

Página de Contato do Site Antiga

Página de Contato do Site Atual

Página de Contato do Site Atual

Novembro passou e o foco foi total na faculdade. Dezembro chegou e a única atualização foi a da versão de um pacote que estava desatualizado e poderia comprometer a segurança do projeto. Mas finalmente chegou 2020, esse seria o ano bom (risos).

Em Janeiro, dei um passo atrás e fui aprender melhor sobre webdesign e passei a usar a plataforma do Webflow para prototipar as telas do projeto. Demorou, mas aos poucos o projeto foi tomando uma forma mais amigável e mais parecido com o que eu queria (e bem parecido com o que é hoje). Para quem está numa situação parecida com a que eu estava, recomendo fortemente essa playlist de tutoriais do Webflow University, que foi a grande responsável pelo meu salto em relação ao design.

Em Fevereiro, comecei a passar o design que havia feito no Webflow para o código do projeto. Como a exportação de código é uma funcionalidade paga lá e eu já queria modificar algumas coisas utilizando o que eu sabia de Bootstrap, fiz esse processo totalmente de forma manual: olhava o que havia feito lá e ia replicando com código no projeto. Quase 1 mês de trabalho e muitos commits depois, o projeto estava quase pronto, ou assim eu pensava...

No final de Fevereiro e já começo de Março, decidi que era hora de colocar o site em um servidor para ouvir feedbacks das pessoas. Quis ir pelo caminho difícil: aluguei um servidor Linux vazio na Linode e instalei o Apache, um Firewall, certificado SSL e até mesmo usei a crontab para automaticamente puxar as atualizações do projeto com o git. Quanto mais eu achava que o projeto estava chegando perto de ficar pronto, mais problemas encontrava que precisavam de solução.

Final de Março e começo de Abril chegaram com uma novidade horrível: a pandemia do coronavírus tinha chegado de vez ao Brasil e era necessário começar a quarentena em São Paulo. Apesar de todos os problemas que isso acarretou na minha vida e de milhões de pessoas, de repente eu me vi com muito mais tempo disponível para terminar esse projeto (afinal, sem tempo de deslocamento numa cidade como São Paulo e sem a possibilidade de sair de casa por lazer, sobraram poucas alternativas para passar o tempo).

Abril chega de vez e com isso uma decisão: mudar o servidor da Linode para o Heroku. Por quê? Eu descobri que como estudante, eu teria direito a créditos na plataforma do Heroku, mais especificamente US$175,00 (o que, para um custo de US$7,00 por mês, daria condições de ter hospedagem por 25 meses sem ter que pagar nada do meu bolso). Como a cotação do dólar-real não está nos seus melhores momentos, isso foi um grande fator de decisão.

Com tudo isso, aqui estamos, com o site 100% funcional (pelo menos na parte que vocês conseguem ver). Ainda há um longo caminho pela frente, mas pelo menos o primeiro passo foi tomado: parei de tentar fazer esse projeto ser perfeito, porque no fim, nunca será; sempre haverá algo que eu vou querer mudar e atualizar. E é isso que torna esse projeto tão interessante, ele é um laboratório contínuo em que eu posso testar e mostrar o que aprendo no processo.

Por fim, termino com este print que tirei na registro.br (site oficial de registro de domínios que terminam com .br) da data em que comprei o domínio lavedonio.com.br:

Registro do domínio lavedonio.com.br

Para os que não conseguem ver na imagem, o domínio for registrado em 13/04/2016

Este projeto é de longa data e tentei dar início nele diversas vezes. É bom poder parar para ver todo o caminho percorrido e, finalmente, poder dizer que uma promessa de ano novo foi concluída.

Metas de 2020

Metas de 2020

Caso queiram ver mais detalhes técnicos do projeto, vejam a publicação na própria área de projetos do site e o projeto no GitHub.

Obrigado a todos!

« Voltar ao Blog