Finalmente chegou o grande momento de abrir o site para o mundo. No dia 11 de Agosto de 2019, há exatamente 8 meses e meio, eu tomei a decisão de colocar em prática um sonho antigo: ter um espaço na internet legitimamente meu, onde eu poderia mostrar meus projetos e pensamentos sem a limitação de outras redes sociais.
Um projeto que começou tímido aos finais de semana tomou grandes proporções. A imagem abaixo conta uma história:
Histórico de commits no repositório do projeto
Começando em Agosto, comecei firme o projeto e fui adicionando funcionalidades. Já tenho alguns anos de experiência em fazer aplicações em Django, então a ideia era colocar apenas o necessário e lançar o site.
Chegou Setembro e o projeto mostrou-se mais difícil do que o imaginado. Fazer um site meia-boca realmente não é difícil; usar um template pronto ou outro projeto como base também já facilitaria bastante o processo; mas fazer tudo do zero, com o intuito de tirar o máximo de aprendizado com esse projeto, se mostrou um verdadeiro desafio, muito maior do que eu tinha imaginado.
Passando as provas da faculdade e determinado a terminar o site ainda no mês de Outubro, passei a me dedicar também durante os dias da semana para adicionar tudo que julgava necessário. Havia um problema: a parte do backend, apesar de incompleta, já possuía o necessário, mas o frontend estava simplesmente horroroso. Simplesmente não tinha como lançar o site desta forma e, dado o momento de tarefas acumulando no final de semestre e a troca do estágio, tive que dar uma pausa no projeto. Vendo as imagens abaixo de como estava o design na época e como ficou atualmente, acredito que vocês entenderão o porquê da minha frustração com o design.
Homepage do site Antiga
Homepage do site Atual
Página de Contato do Site Antiga
Página de Contato do Site Atual
Novembro passou e o foco foi total na faculdade. Dezembro chegou e a única atualização foi a da versão de um pacote que estava desatualizado e poderia comprometer a segurança do projeto. Mas finalmente chegou 2020, esse seria o ano bom (risos).
Em Janeiro, dei um passo atrás e fui aprender melhor sobre webdesign e passei a usar a plataforma do Webflow para prototipar as telas do projeto. Demorou, mas aos poucos o projeto foi tomando uma forma mais amigável e mais parecido com o que eu queria (e bem parecido com o que é hoje). Para quem está numa situação parecida com a que eu estava, recomendo fortemente essa playlist de tutoriais do Webflow University, que foi a grande responsável pelo meu salto em relação ao design.
Em Fevereiro, comecei a passar o design que havia feito no Webflow para o código do projeto. Como a exportação de código é uma funcionalidade paga lá e eu já queria modificar algumas coisas utilizando o que eu sabia de Bootstrap, fiz esse processo totalmente de forma manual: olhava o que havia feito lá e ia replicando com código no projeto. Quase 1 mês de trabalho e muitos commits depois, o projeto estava quase pronto, ou assim eu pensava...
No final de Fevereiro e já começo de Março, decidi que era hora de colocar o site em um servidor para ouvir feedbacks das pessoas. Quis ir pelo caminho difícil: aluguei um servidor Linux vazio na Linode e instalei o Apache, um Firewall, certificado SSL e até mesmo usei a crontab para automaticamente puxar as atualizações do projeto com o git. Quanto mais eu achava que o projeto estava chegando perto de ficar pronto, mais problemas encontrava que precisavam de solução.
Final de Março e começo de Abril chegaram com uma novidade horrível: a pandemia do coronavírus tinha chegado de vez ao Brasil e era necessário começar a quarentena em São Paulo. Apesar de todos os problemas que isso acarretou na minha vida e de milhões de pessoas, de repente eu me vi com muito mais tempo disponível para terminar esse projeto (afinal, sem tempo de deslocamento numa cidade como São Paulo e sem a possibilidade de sair de casa por lazer, sobraram poucas alternativas para passar o tempo).
Abril chega de vez e com isso uma decisão: mudar o servidor da Linode para o Heroku. Por quê? Eu descobri que como estudante, eu teria direito a créditos na plataforma do Heroku, mais especificamente US$175,00 (o que, para um custo de US$7,00 por mês, daria condições de ter hospedagem por 25 meses sem ter que pagar nada do meu bolso). Como a cotação do dólar-real não está nos seus melhores momentos, isso foi um grande fator de decisão.
Com tudo isso, aqui estamos, com o site 100% funcional (pelo menos na parte que vocês conseguem ver). Ainda há um longo caminho pela frente, mas pelo menos o primeiro passo foi tomado: parei de tentar fazer esse projeto ser perfeito, porque no fim, nunca será; sempre haverá algo que eu vou querer mudar e atualizar. E é isso que torna esse projeto tão interessante, ele é um laboratório contínuo em que eu posso testar e mostrar o que aprendo no processo.
Por fim, termino com este print que tirei na registro.br (site oficial de registro de domínios que terminam com .br) da data em que comprei o domínio lavedonio.com.br:
Para os que não conseguem ver na imagem, o domínio for registrado em 13/04/2016
Este projeto é de longa data e tentei dar início nele diversas vezes. É bom poder parar para ver todo o caminho percorrido e, finalmente, poder dizer que uma promessa de ano novo foi concluída.
Metas de 2020
Caso queiram ver mais detalhes técnicos do projeto, vejam a publicação na própria área de projetos do site e o projeto no GitHub.
Obrigado a todos!