Lançamento de um novo projeto: Pong

Mais um projeto saindo do forno, desta vez como um resultado prático de um treinamento que eu estava fazendo.

Foto de Daniel
Tags:
Blog
Projeto


Na primeira publicação deste blog, eu falei sobre todo o processo de construção do site até seu lançamento. Neste eu adiciono mais um pouco à história e como isso resultou nesse projeto.

Em outubro de 2019, quando estava no auge da minha insatisfação de como o design do site estava ficando, acabei indo atrás de cursos online de JavaScript no YouTube para aprender um pouco mais sobre como fazer melhor o site (só nisso já diz muito o quão pouco eu sabia, pois o site só começou a melhorar de fato quando aprendi mais sobre HTML/CSS, não JavaScript). Mesmo assim, achei esse vídeo que roubou totalmente minha atenção:

"Espera..." - pensei - "Então eu posso fazer um jogo simples em 5 minutos e colocar a disposição de qualquer pessoa para jogar, sem ter que instalar nada no computador, só com o básico que já vem?"

Sim, Daniel do passado, pode sim, mas não é tão fácil quanto o vídeo faz parecer. Fiz o curso da Udemy que ele faz propaganda logo em seguida que fiz o vídeo e recriei em 3 horas basicamente o mesmo jogo que vocês podem jogar aqui, mas... não era exatamente o que eu queria, pois ficaram óbvias as limitações de um curso como esse.

Tecnicamente, o curso ensina a fazer um jogo de tamanho fixo e apenas guiado por mouse, o que seria péssimo caso alguém quisesse acessar via smartphone e inconcebível para qualquer site que se preze em 2020. Ok, então é só fazer alguns ajustes e está pronto, certo? Bem... não. O problema de tutoriais guiados como esse é que, apesar de você sair com um resultado prático, dificilmente você alcança a independência para poder testar coisas novas e conseguir fazê-las funcionar (e vou dizer que JavaScript é uma péssima linguagem para se estar perdido dessa forma).

Com tantos problemas surgindo a cada novo avanço, dividindo minha atenção com outro jogo que achei mais interessante de programar e jogar (lançarei no futuro aqui também) e com o final de semestre chegando, apenas adicionei dois seletores, um de pontuação máxima e outro de dificuldade, e deixei o projeto "na gaveta".

Ao lançar o site no final de abril de 2020, decidi ir atrás de projetos parados para me ajudar a me distrair no meu tempo livre durante a quarentena imposta pela pandemia e redescobri esse projeto. Agora, com a experiência adquirida durante a confecção do site, o processo de fato fluiu e praticamente todos os problemas foram sanados.

Não vou detalhar cada avanço aqui para não perder o pouco de atenção do leitor não técnico que eu ainda possuo depois de todo esse textão, mas recomendo a quem tem curiosidade dar uma fuçada no código no meu repositório de jogos no GitHub.

Ainda pretendo implementar mais modos de jogo, então recomendo que voltem daqui alguns dias para poder jogá-los. ;)

Edição: Modos de jogo de tênis e futebol adicionados!

Agora, sem mais delongas, vá para a página do projeto e jogue! =)

Jogar Pong!

« Voltar ao Blog